Profissão de Programador

artigo 5 proff programador cabe

Profissão de Programador

Você sabe qual é a função de um programador? Ele tem funções muito importantes e é um profissional essencial para muitas empresas e instituições importantes.

A profissão de programador pede muito estudo para que seja exercida, pois é muito complicada e precisa que a pessoa tenha toda a atenção para fazer um trabalho de excelência.

Veremos mais sobre a profissão de programador e como ela pode ser tão importante ´para as empresas.

O que é um programador?

Um programador é o profissional que trabalha com a programação, escrevendo as rotinas de programação e seus dados mais importantes, mas você sabe o que é a programação?

A programação é a atividade que um programador realiza para criar um sistema de ações, ou seja, esse sistema de ações é criado para uma finalidade específica e é chamado de programa ou aplicativo.

Sabe aqueles programas de computador e aplicativos de telefone que você utiliza? Eles são frutos do trabalho de um bom programador, porém, alguns programas fazem com que sejam necessários dois programadores para coordenar as suas ações.

Geralmente são os programas maiores que precisam de dois programadores para a criação e organização de seus dados, pois aplicativos menores podem ser criados por apenas uma pessoa.

Se você ainda não conhece nada de programação mas quer desenvolver programas e trabalhar apenas em computadores, você deve aprender a programar para ter maestria e fazer projetos de qualidade.

O que fazem os programadores?

Os programadores são responsáveis por fazer partes de um programa, seja ele um programa da web ou um aplicativo físico para um computador.

Essa profissão é dividida em muitas partes, portanto deve conhecer cada uma delas e avaliar qual é a área mais adequada para você, seja para praticar ou para contratar alguém desta área.

Veremos quais são as divisões desta profissão:

  • Programador desktop

O programador de desktop é responsável por criar e desenvolver programas apenas para computadores, seja para o sistema operacional Linux, Windows, etc.

Esse pode ser um dos mais interessantes, pois realiza a criação de antivírus, programas de edição, programas de gravação, etc.

  • Programador web

Esse tipo de programador realiza a criação de websites e programas que podem ser utilizados já em seu navegador, sendo um dos programas mais práticos que você vai conhecer.

Esse tipo de programa pode ser acessado de qualquer dispositivo que possua navegadores com acesso à internet.

  • Programador mobile

O programador mobile pode criar e configurar programas, aplicativos e outros dispositivos virtuais para celulares, podendo utilizar qualquer plataforma como base.

Esses aplicativos podem ser criados para funcionar em muitos tipos de aparelhos, sejam eles da android, apple, etc.

  • Programador de jogos

O programador de jogos realiza a criação de games para celulares, computadores, navegadores web, vídeo games, etc.

Esse é um dos programadores que mais precisa estudar, pois pode precisar de um certo aprendizado em cada uma das áreas, pois a criação de games é muito complicada e pode ser necessária para realizar essas criações.

A profissão de programador é muito complicada, portanto você deve entender a sua importância e avaliar se essa profissão pode ser útil para você ou não.

Anúncios