Engenharia da Computação

artigo 2 eng da computaçao

Engenharia da Computação

Você sabe o que é a engenharia de computação? Esse é o nome dado a função do profissional que trabalha como engenheiro e constrói computadores, processadores, etc.

Esse profissional é muito importante, portanto é seu dever saber um pouco mais sobre ele e sobre o que ele faz, já que esse profissional é responsável por muitos acessórios e eletrônicos que você utiliza.

Veremos mais sobre engenharia de computação e como ela ajuda a construir nossos telefones e computadores da maneira que vemos hoje.

O que faz um engenheiro em computação?

Esse engenheiro trabalha com hardware e é especializado na criação de placas, computadores, sistemas complexos e até robôs, pois seu foco é a tecnologia física.

Pode criar também processadores e placas para o seu computador, já que essa é a base que gera o lucro para esta profissão.

Outra função deste engenheiro é desenvolver sistemas completos e mais complicados para fábricas e instalações, pois elas possuem um grande número de máquinas e precisam de um sistema que agilize seu funcionamento.

Mesmo que o foco desta profissão seja em hardware, ela ainda pode auxiliar na criação de softwares, pois também é uma parte importante das máquinas que ela cria.

Esse engenheiro também pode criar e coordenar aulas e outros projetos acadêmicos, portanto é muito importante em várias funções que favorecem o nosso dia a dia e tornam a vida mais fácil.

Essa profissão é muito disputada, sendo necessário muito estudo para que ela seja liberada a exercer esta profissão, já que é muito necessitada por empresas de tecnologias.

Como um engenheiro de computação pode ajudar no dia a dia?

Um engenheiro de computação precisa ter uma certa afinidade com matemática e com linguagens, pois deve trabalhar muito bem com números e letras para exercer essa profissão.

Além disso, por ser uma profissão com um alto salário e por ser muito disputada, é muito requisitada por empresas de tecnologias e automação, já que são os únicos que podem realizar este tipo de serviço.

Seus serviços de criação são excelentes, já que são os principais responsáveis pela criação de computadores, hardwares mais complexos, sistemas de automação para fábricas e robôs.

A sua contribuição para a robótica é um dos fatores mais importantes desta profissão, pois é ela que pode auxiliar nos avanços tecnológicos que sempre nos surpreendem e tornam o nosso dia a dia mais simples.

Por exemplo, sabe aqueles computadores e telefones mais modernos? Smartphones com tecnologia de digitais? Todos são criados por este engenheiro, porém podem demorar para dar o resultado esperado.

Geralmente o engenheiro de computação trabalha com uma equipe para lhe dar o suporte que precisa em suas criações, portanto a equipe pode auxilia-lo e diminuir o tempo de produção.

A equipe não é composta por apenas engenheiros de computação, mas sim por programadores e outros profissionais, já que eles podem auxiliar em diferentes partes de um projeto.

Anúncios